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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO GRANDE DO SUL - 2016)Número Original: 14Código: 6627376

Verão - Segundo Dia

Fatores Climáticos
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2016
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2016
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Sobre as causas e consequências da chamada 'ilha de calor”, fenômeno típico das grandes cidades que cola- bora para o aumento dos índices de poluição urbana, afirma-se: | Ocorre uma elevação das temperaturas médias nas zonas periféricas da mancha urbana em relação às zonas centrais. A substituição da vegetação — original ou plantada — por grande quantidade de prédios, ruas, aveni- das e uma série de outras construções provoca significativo aumento da irradiação de calor para a atmosfera. IL. Nas zonas densamente urbanizadas, é grande a concentração de gases e materiais particulados, que têm a capacidade de amenizar a retenção de calor. IV. Aelevação da temperatura nas áreas centrais facilita a ascensão do ar quando não há inversão térmica, formando uma zona de baixa pressão para onde os ventos são direcionados, pelo menos durante o dia, elevando a concentração de poluentes. Estão corretas apenas as afirmativas A) tel B) tell C) led D) Ile lv. E) Llllelv


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 76

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Fatores Climáticos

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Questões Parecidas

1(UERJ - 2017)Número Original: 8Código: 6638971

Exame Discursivo

Apontar dois fatores climáticos que influenciam a temperatura na região Sul.m Brasil.b Identificação da região onde predominam as maiores médias térmicas anuais e identifivcar os fatores climáticos responsáveis por essa influência.m Interpretação no mapa (Geografia).m
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Questão de Vestibular - UERJ 2017
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TEMPERATURA MÉDIA ANUAL EM 2014 embrapa gov.br É perceptível a diferença de temperaturas no território brasileiro, causada pela atuação de diversos fatores climáticos. Identifique a região brasileira com predominância das maiores temperaturas médias anuais e explique esse comportamento a partir de um fator climático. Em seguida, aponte dois fatores que influenciam os valores de temperatura na região Sul do país.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UNESP- SP - 2020)Número Original: 7Código: 7506126

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Aspectos gerais do comportamento da pressão atmosférica na latitude identificada no esquema apresentado.m Interpretação de esquema (Geografia).m Definição e consequências da atuação da zona de convergência intertropical apontada no esquema.m
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Circulação geral da atmosfera o o 5 E 5 O D O Cc UO Cc O Cc O oO ® Q ” 6) NM 5 g 5 OD D O E| O tomba tee ala gee! |e D 66 64 0606 “OD ô VOA by D a 4 EN Ae ee 4 5 4 O O O 90º S 80º S 30º S 0º 30º 90º N ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) (Filipe T. P. Torres e Pedro J. O. Machado. Introdução à climatologia, 2011. Adaptado.) a) Identifique as pressões atmosféricas nas latitudes 0º e 30º. b) Explique a dinâmica da ZCIT e indique uma consequência de sua atuação.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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     Errei     




3(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 28Código: 17055

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Pressão Atmosférica (Geografia) Fatores Climáticos
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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Em relação à dinâmica dos ventos, circulação e forças que atuam sobre eles, assinale a afirmação INCORRETA. a) Os ventos são, de forma geral, o ar em movimento devido a ajustes atmosféricos causados pela variação da pressão. Os ventos sopram das áreas de alta pressão para as de baixa pressão. O movimento de rotação da terra altera — para longas distâncias — a direção dos ventos. As regiões equatoriais — receptoras de maior quantidade de energia solar do que as regiões polares — são consideradas de alta pressão e, portanto, dispersoras de ventos. O efeito da força de Coriolis, na zona intertropical, provoca desvios na direção dos ventos, vindos de nordeste para sudoeste, no hemisfério norte, e de sudeste para noroeste, no hemisfério sul.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(USP - 2021)Número Original: 22Código: 9147551

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Dificuldades climáticas apresentadas em regiões de grandes altitudes Ásia.b
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Questão de Vestibular - USP 2021
Questão de Vestibular - USP 2021
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O Monte Everest é o pico mais elevado do planeta, localizado na cordilheira do Himalaia, na fronteira da China e Nepal, com 8.848 metros de altitude. Possui cinco estações meteorológicas em diferentes altitudes funcionando desde 2019, entre elas a estação mais elevada do planeta (8.430 m), que registra dados valiosos para a climatologia. Esse projeto foi liderado pelo Dr. Paul Andrew Mayewski geógrafo e climatologista, cuja equipe projetou e treinou por meses para instalar a estação meteorológica em tal condição adversa em menos de 90 minutos. Disponível em https://www.climadeensinar.com.br/. Adaptado. A dificuldade de instalação da estação na altitude citada deve-se (A) às elevadas condições de umidade provenientes do derretimento de neve. (B) à ocorrência de chuvas intensas, que aumentam os riscos de avalanches. (C) às temperaturas reduzidas e à baixa concentração de oxigênio nessa altitude. (D) aos dias mais curtos nessa altitude, o que reduz o brilho solar. (E) à elevada pressão atmosférica, que produz ventos intensos nessa altitude.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(FAMEMA - 2021)Número Original: 23Código: 9060750

Prova 2

Reconhecer o fenômeno atmosférico representado Interpretação de esquema (Geografia).m
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2021
Questão de Vestibular - FAMEMA 2021
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Estratosfera quente tropopausa { OF. = N | PSE Ea ae tropopausa nat ns Pets oe P A , eee ae == RC quão 5 | nível dos Gays ee ae Waser ee pelo núcleos de gelo", east ‘7 e == oo pata Tp | ER = -|= = cee | La És a superfície terrestre 0 100 200 300 400 50 600 700 km (John O. Ayoade. Introdução à climatologia para os trópicos, 2011) O fenômeno representado na imagem é (A) atenuado com o movimento de ascendência do ar. (B) intensificado ao se aproximar das zonas polares. (C) formado em uma área de baixa pressão atmosférica. (D) enfraquecido quando se movimenta em superfícies aquá- ticas quentes. (E) caracterizado por um vórtice de pequena extensão horizontal.


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